A convivência afetiva com o outro pode ser considerada uma das formas de totalidade de experiências humanas e é movida por forças criativas que estão conectadas com nossos dramas pessoais, familiares, culturais e universais. Assim, o cuidado constante com o equilíbrio do relacionamento se faz necessário para termos um convívio saudável.
a
Na relação afetiva entre duas pessoas existe uma tensão entre as polaridades conjugalidade x individualidade. Ao mesmo tempo em que desejamos compartilhar nossa vida com outra pessoa, também necessitamos preservar nossa unicidade, nossa individualidade.
a
a
Quando é a hora de procurar ajuda de profissional?
Quando, apesar de não saber ao certo o que está acontecendo, o casal percebe desencontros, dificuldades de entender o outro ou de se fazer entender, quando retoma diversas vezes os mesmos conflitos sem conseguir resolvê-los.
a
A questão do amor faz parte dos grandes dilemas da humanidade, por isso cuidar do espaço do relacionamento e do espaço de cada parceiro é de vital importância para manter uma relação viva e criativa.
a
Amigos e familiares não substituem uma ajuda professional, por meio da qual, num ambiente seguro, cada parceiro poderá olhar para dentro de si, e ambos olharem o relacionamento como um terceiro elemento que precisa ser cuidado. Assim, o casal pode seguir em direção a um diálogo que promova as mudanças possíveis e necessárias.
a
A terapia pode evitar que a convivência torne-se insuportável, ou seja, quando um entra no espaço do outro sem pedir licença e, em momentos de crise, o ciúme, a inveja e a violência ultrapassam a medida.
a
A terapia de casal busca encontrar o melhor para os dois, seja qual for a escolha, permanecer juntos ou se separar.