A psicoterapia é um processo de autoconhecimento que envolve aspectos conscientes e inconscientes. Não é algo técnico que “magicamente” nos restaura e nos blinda dos desafios da vida. Ela é algo “mágico” sim, que proporciona um bem estar da pessoa com ela mesma, com o outro e com o mundo. O trabalho psicoterapêutico, realiza-se no aqui e agora, na relação com o psicólogo que está ali à sua frente, inteiramente pronto para olhar com você seu mundo interior. Na psicoterapia você realizará o trabalho de trazer à tona, para a sua consciência, tudo aquilo que te completa e que te faz sentir único.
Psicoterapia, reflexões…
Quando conquistamos nossa autonomia e nossa capacidade de responder ao meio, ao outro, à vida e a nós mesmos, nos tornamos um adulto, no sentido psicológico da palavra. Descobrimos que é nossa, e de mais ninguém, a função de procurar o melhor para nós mesmos em matéria de saúde física, emocional e espiritual.
Claro, cada pessoa tem seu tempo e o momento certo de priorizar seus desejos e necessidades. Por exemplo: se você construir uma pirâmide de prioridades relacionando tudo aquilo que você acha importante para manter o seu equilíbrio, aonde você colocaria a Psicoterapia? O conhecimento profundo de você mesmo? A descoberta da melhor forma possível de viver os seus relacionamentos afetivos, sua vida profissional, a convivência com a sua história de vida?
Enfim, o seu momento oportuno de caminhar em busca dos seus recursos internos para viver uma vida mais completa possível, de forma a ser cada vez mais você mesmo.